Início > Windows Server 2003 - CA > Entendendo PKI

Entendendo PKI

Criptografia – PKI – Public Key Infrastructure
A PKI refere-se a um processo que utiliza chaves públicas e Certificados Digitais para garantir a segurança do sistema e confirmar a identidade de seus usuários. Por exemplo, uma empresa pode usar a PKI para controlar o acesso a sua rede de computadores. No futuro, as empresas poderiam usar a PKI para controlar o acesso a tudo, desde a entrada nos prédios até a obtenção de mercadorias.

A PKI permite que pessoas e empresas realizem negócios em particular. Os funcionários podem enviar e-mails pela Internet com segurança, sem se preocupar com a sua interceptação por um concorrente. As empresas podem construir sites privativos, enviando informações somente para clientes conhecidos.

A PKI baseia-se em um sistema de confiança, no qual duas partes (pessoas ou computadores) confiam mutuamente em uma CA (Autoridade Certificadora) para verificar e confirmar a identidade de ambas as partes. Por exemplo, a maioria das pessoas e empresas confia na validade de uma carteira de habilitação de motorista ou em um passaporte. Isto ocorre porque elas confiam na forma pela qual o governo emite estes documentos. Entretanto, uma caderneta de estudante é normalmente aceita como prova de sua identificação apenas para a escola que a emite. O mesmo vale para os Certificados Digitais.

Com a PKI, ambas as partes de uma transação (seja ela um banco on-line e seus clientes ou um empregador e seus funcionários) concordam em confiar na CA que emite seus Certificados Digitais.

Normalmente, o aplicativo de software que utiliza seu Certificado Digital tem algum mecanismo para confiar nas CAs. Por exemplo, um navegador contém uma lista das CAs em que confia. Quando é apresentado ao navegador um Certificado Digital (por exemplo, de um shopping on-line realizando comércio seguro), ele consulta a CA que emitiu o Certificado Digital. Se a CA estiver na lista de CAs confiáveis, o navegador aceita a identidade do site da Web e exibe a página da Web. Entretanto, se a CA não estiver na lista de CAs confiáveis, o navegador exibe uma mensagem de aviso que lhe pergunta se você deseja confiar na nova CA. Geralmente seu navegador lhe dá opções para confiar permanente ou temporariamente na CA ou não confiar em absoluto. Como usuário, você tem controle sobre em qual(is) CA(s) deseja confiar, porém o gerenciamento da confiança é feito pelo aplicativo de software (neste exemplo, pelo navegador).

Comparativo de segurança
O uso de PKI permite garantir a autenticação, confidencialidade, integridade e garantir a não recusa das informações.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: